História do Empoderadas
Sempre me senti muito sensibilizada e indignada com a situação em milhares de mulheres brasileiras estavam vivendo. Sofriam agressões constantes, de pessoas próximas apenas por causa de seu gênero. Sempre que assistia algum noticiário me deparava com ao menos uma notícia de mulheres sendo agredidas ou vítimas de feminicídio. Mais tarde descobri que no ano de 2020, 13 mulheres morriam por dia em nosso território e indo além nas pesquisas descobri que o Brasil é o 5º pais que mais mata mulheres no mundo.
Porém o problema é complexo e está enraizado em desigualdades sociais, culturais e estruturais. Circunda a também a falta representatividade e inspiração, pois cidadãos não estão vislumbrando mulheres que são importantes em nossa história e isso acarreta uma visibilidade feminina que não é valorizada.
Diante desse contexto que me sensibiliza e o problema que identifiquei, no ano de 2021, iniciei minha pesquisa de mestrado, em arte e educação, com intuito de criar um produto lúdico para servir de apoio para educadores em sala de aula.
Acredito que a educação pode desempenhar um papel fundamental na conscientização e na transformação de mentalidades. E como identifiquei que o problema estava enraizado e em desigualdades sociais, culturais e estruturais.
Dessa forma a sociedade precisava da educação como aliado e dessa forma iniciar uma conscientização coletiva em busca contribuir na construção de mulheres mais empoderadas e homens mais conscientes da equidade de gênero.
Assim em 2021, iniciei a construção do jogo de tabuleiro Empoderadas, o intuito era abrir o diálogo entre educadores e estudantes, sobre os assuntos abordados no game. Outro intuito do jogo é que o educador possa identificar os estudantes que estão passando ou presenciando e assim, ajudar ou indicar uma assistência correta. Durante os testes do jogo (com educadores), estes partilharam suas experiências, desse modo o ato lúdico poderá facilitar essas identificações por parte dos educadores.
Depois do jogo pronto me questionei. Como irei implementar?
Nasceu então o Projeto Empoderadas uma parceria UFG e Camâra Municipal de Goiânia, em que vamos levar e distribuir o jogo Empoderadas para escolas municipais pré selecionadas.