NOTICIA SINTI

“EMPODERADAS”: TAE CRIA JOGO DE TABULEIRO QUE ENSINA A IDENTIFICAR VIOLÊNCIA DE GÊNERO E RACISMO NA SOCIEDADE

Atualizada em 06/05/23 00:13.

Juliana Queiroz, designer gráfica, técnico em artes gráficas na Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretora de Publicidade Institucional da SECOM/UFG, criou e desenvolveu o jogo de tabuleiro chamado “Empoderadas”, fruto da dissertação de mestrado de Juliana.

A TAE já havia tentado por muitas vezes iniciar um mestrado, mas conseguiu ingressar no programa de mestrado da UFG apenas por meio do Edital Qualificar, fruto da luta do Sint-IFESGO, que destina vagas para os técnico-administrativos, aumentando a presença destes nos programas de pós-graduação da Universidade.

A ideia para a criação do jogo surgiu através da história de vida e dos princípios de Juliana, além dos casos de violência de gênero noticiados na TV diariamente.

Assim, o tópico central do jogo é o feminismo, que aparece na vida da TAE pela influência da autora Bell Hooks, que afirma que para disseminar o feminismo, é necessário dispor o conteúdo em plataformas alternativas às acadêmicas, a fim de que alcance o público em formação, em específico crianças e adolescentes. Além do feminismo, há outro tópico: o racismo. Juliana, filha de um casal bi-racial, trouxe esse eixo temático para o “Empoderadas” devido às situações de racismo que sua mãe sofreu. “Dessa maneira, achei pertinente criar personagens que fossem baseadas em mulheres pretas e que estas pudessem mostrar para a sociedade a força e a importância delas”, relata Juliana.

Logo, o principal objetivo é que ele seja um jogo educacional e para além disso que seja um material de apoio a professores da educação básica, visando a diminuição dos casos de violência de gênero, “pois estamos ensinando a nossa base da sociedade”, reforça a servidora.

Para jogar o “Empoderadas”, são necessárias, no mínimo, duas pessoas, onde uma delas será Ellie (a inteligência artificial). Quatro pistas serão sorteadas, sendo elas: motivo, suspeito, violência de gênero e o local. O objetivo é descobrir as pistas, seja fazendo perguntas a Ellie, seja comprando cartas do baralho e eliminando as pistas que não são. Todo o processo é acompanhado por um temporizador digital, a fim de que os jogadores possam administrar o tempo e, além disso, o custo das perguntas impacta diretamente neste.

O Sint-IFESGO parabeniza a TAE Juliana pela iniciativa, criação e desenvolvimento do “Empoderadas”, um jogo que, com certeza, trará muitos impactos positivos para a sociedade!

O jogo está disponível na versão “print and play”, ou seja, imprima e jogue, no link a seguir: https://ufg.br/p/empoderadasprintanplay.

Fonte: Sintifesgo

Categorias: noticiias de capa Notícias de capa

URL relacionada: https://sint-ifesgo.org.br/noticia/empoderadas-tae-cria-jogo-de-tabuleiro-que-ensina-a-identificar-violencia-de-genero-e-racismo-na-sociedade/